NEILIANE ARAUJO - “Síntese”

A abstração geométrica, o acaso e a repetição, são fatores que marcam a produção de Neiliane. Segundo a artista, “Existe sempre um desejo de rever os padrões e pensar sobre as relações interpessoais, as relações com a economia e o desperdício, assim como observar e valorizar as formas e formatos das coisas.”.

síntese

Quando nos encontramos na oficina, Neiliane me cumprimentou dizendo que estava com fome. Não por acaso, o seu primeiro desenho na oficina retrata uma bolacha, claramente.

Já no segundo desenho, em que pedir para focar apenas um fragmento dessa bolacha, assim como na descrição da própria artista de seu trabalho, a abstração e a quebra de padrões transformam a imagem inicial em algo outro.

Essa estrutura complexa, após a viagem do desenho pelo corpo e pelo espaço, se simplifica, adquire traços essenciais, trazendo uma “síntese” de seu processo sensorial.

neiliane araujo_desenho 03_scan.jpg
Neiliane Araujo_ Redes, pontes, garatujas e conexões - II, 2014. Nanquim e acrílica sobre
Neiliane Araujo_ Redes, pontes, garatujas e conexões - II, 2014. Nanquim e acrílica sobre

Neiliane Araujo, Redes, pontes, garatujas, conexões II. 2014. Nanquim e acrílica sobre papel. 66 x 96cm. Foto: Rodrigo Linhares

Criar pontes e fazer das faltas e ausências (fome), das garatujas e falhas de processo (acaso), são a síntese de seus processos de reciclagem de materiais desperdiçados no dia-a-dia.