OFICINAS DE CORPO E DESENHO
2021-11-20 (3).png

Serão realizadas oficinas de corpo e arte para mulheres a partir de 18 anos e de proveniências diversas. Os exercícios propostos nas oficinas serão fundamentados no Butô e outras práticas contemporâneas de movimento que lidam com formas de percepção de si, do outro, do espaço e de objetos que o compõe e exploram pontes entre formas de narração diversas, nomeadamente texto, movimento e desenho. Será proposto a cada participante que desenvolva, a partir das vivências nas oficinas, um trabalho para exposição na plataforma online que pode ser em suportes diversos: desenho, texto, vídeo, fotografia, vídeo-performance. Nos encontros, o intuito é que métodos, técnicas e princípios em geral aplicados à dança, movimento e performance sejam transportados para outros campos de criação, de forma que os processos criativos se construam a partir de vivências corporais. Cada oficina terá uma duração aproximada de 1 hora. As atividades acontecerão online.

Durante a oficina, fazemos quatro desenhos, sempre sem olhar o papel e com foco naquilo que se desenhava: o primeiro, de um objeto ou paisagem que se vê naquele momento presente. O segundo, de um fragmento desta imagem. O terceiro, invisível – desenhamos com o corpo no espaço. O quarto, uma síntese das experiências sensoriais por que se passou nos momentos anteriores. Neste último, uma palavra (texto) deve ser associada à imagem.

O foco dessas oficinas não é o produto acabado de ações criativas, mas justamente aquilo que pode emergir da desestabilização dos padrões de percepção e hábitos enraizados no corpo. O corpo guarda histórias silenciadas. A exploração de suas rachaduras pode ser um caminho aproximar verdades específicas e escondidas.